sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Será que nunca?



Eu sou uma mulher que diz adeus. Vejo por aí filmes, livros e histórias de mulheres que se perguntam: por que ele foi embora? E elas conversam sobre quando será que vão encontrar um homem que não as deixe. 

Um homem que mande mensagem pelo celular depois do encontro. Um homem que telefone, que convide, que chame para morar junto, casar, que queira ter um filho. Eu vejo mulheres discutindo sobre como o último namorado simplesmente não quis mais nada e elas não entendem por quê. Esses são os homens que dizem adeus. Mas essa categoria entre as mulheres é bem mais rara.

Mesmo em um mundo tão avançado é como se muitas delas ainda permanecessem passivas, esperando um sinal deles. E raramente decidindo por si só terminar alguma coisa, seja lá o que for. Vejo mulheres que se apegam a relacionamentos ruins e não conseguem colocar um ponto final. Vejo as que encontram um cara casualmente e esperam que ele seja o homem da vida delas. Vejo outras querendo entender o que falhou nos relacionamentos para que eles tivessem partido.

Há dez anos venho terminando todos os relacionamentos que tenho. Fui eu que tomei a iniciativa: não mais, baby. Em locais diferentes, com pessoas diferentes. E como eu há outras por aí que não hesitam em ir em frente sem olhar pra trás. Tudo bem, olhando vez ou outra para trás, mas sempre caminhando.

Há diversas teorias sobre por que as mulheres que dizem adeus não conseguem deixar de fazer isso. Talvez acabe se tornando uma compulsão, talvez o fato de que um dia aquilo vai acabar faça com que elas tomem a frente da situação e assumam os riscos de fazer o papel do destino. Necessidade de controle ao extremo, perfeccionismo, expectativas exageradas, mania de mulher complicada ou seja lá o que for. 

Porém, invariavelmente as mulheres que dizem adeus se perguntam: será que ninguém nunca vai conseguir me prender a ponto de me fazer desistir de ir embora?

Nunca?

Será que um dia evoluímos de "mulheres que dizem adeus" para "mulheres que dizem 'sim, meu bem, eu fico'"?

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Para as mulheres que dizem adeus



Esse blog é dedicado às mulheres que dizem adeus. Àquelas que tomam decisões e seguem em frente, àquelas que escolhem ir embora quando é hora de ir embora. Àquelas que não hesitam e fecham a porta. Àquelas que têm coragem de arcar com as consequências de um novo "nunca mais". À vocês minha admiração.

Um brinde, meninas, sejam bem vindas!